ITNJ- Cursos livres teológicos. Dísciplinas compostas de conhecimentos bíblicos e sobre vários temas históricos e atuais. Cursos presenciais e a distância informações pelo instnj@hotmail.com

sábado, 26 de setembro de 2015

DIAS DIFÍCEIS

Jó medita sobre a brevidade da vida

JÓ 14:1 e 2 "O homem, nascido de mulher, vive breve tempo, cheio de inquietação.
- Nasce como a flor e murcha; foge como a sombra e não permanece."
As palavras de Jó doam como se viessem de um homem que está sofrendo. E ele está. Mas ele não está alucinado. Ele está certo.
Pelo fato de termos nascido num mundo pecador, os nossos dias na terra são contados e certamente estão sujeitos a provações e dificuldades.
Não acredite na mentira de que "Deus é injusto", só porque você está enfrentando problemas. Esses são precisamente os tempos quando repousamos na verdade de que Deus é o único provedor de paz e conforto.

Deus não promete que não teremos dificuldades. A aliança de Deus conosco é que não experimentaremos dificuldades sem a presença Dele.  
Deus nos ajude nas nossas dificuldades e nos faça muito mais resistentes nas horas difíceis.
Fiquem na paz de Jesus.
Pr. Dalmo

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

CULPADO DAS ACUSAÇÕES

UM MUNDO SEM CULPA


Nos últimos tempos, adotamos a mentalidade do "eu não me responsabilizo". É uma sociedade sem culpa. Se fizermos alguma coisa errada, não é nossa culpa. Pode ser uma falha de nossa mãe, de nosso pai ou até mesmo de Deus, mas nunca nossa.
Imaginemos a seguinte cena. Depois da queda, Adão passeava com seus dois filhos, Caim e Abel. Quando passaram diante dos portões do Jardim do Éden, um dos meninos pergunta: "Papai que lugar é este?". O  Pai responde: "Foi deste lugar que fomos expulsos, porque sua mãe comeu de certa fruta". Adão tratou a responsabilidade da mesma forma como o homem moderno a trata: colocou a culpa em sua mulher.
"TU ÉS ESTE HOMEM?"
O pano de fundo do Salmo 51 é o episódio que o profeta Natã confronta davi com a história de um delito. "Rei Davi, a cordeirinha de um homem pobre foi roubada e assada por um homem rico que estava dando uma festa. O que deve ser feito?" O rei prontamente responde a indagação do profeta: "Este homem deve morrer!" Natã olha diretamente para o rosto lívido do rei e diz: "Tu és este homem?"
O rei deve ter caído do trono. As fontes de sua alma se romperam quando o remorso, a vergonha, a culpa e a ansiedade foram liberados numa enxurrada de lágrimas. Ele se achega a Deus, soluçando e diz: "Tem misericórdia de mim, ó Deus... Porque eu conheço as minhas transgressões" SALMO 51:1 à 3.
UMA RESPOSTA HUMILDE E HUMANA
Sem nenhuma hesitação, ele assumiu toda a responsabilidade. Como rei, ele tinha poder absoluto, vivendo longe do alcance do povo. Por que confessar? Não havia nenhum repórter esperando á porta para perguntar: "é verdade que um funcionário seu arrumou-lhe um encontro com Bate-Seba?". Ninguém mais sabia sobre aquilo.
Davi confessa suas "transgressões... iniquidades e pecado". Ele admite que o pecado foi todo seu, sem mencionar em momento algum o nome de Bat-Seba. Um homem moderno sairia com a seguinte frase: "Ela é a culpada. Quem mandou se banhar na sacada de seu apartamento numa noite enluarada? Ela deveria ter colocado uma cortina. Isso foi uma cilada!" Ou então: "Natã, seu puritano! Você está por fora da nova moralidade!" Davintambém não tentou culpar Urias.
AS TRÊS PARTES DA CONFISSÃO DE DAVI
A confissão de Davi tem três partes - num único arrependimento repetido três vezes, mas três abordagens diferentes do arrependimento. "Minhas transgressões" ´e a rebelião aberta contra Deus, é fazer uma coisa mesmo sabendo que é errada. "Minha iniquidade" se re fere ao engano de Davi ao tentar esconder o seu pecado. Davi assassinou Urias na tentativa de camuflar a gravidez de Bate-Seba. Essa coisa de pecado oculto não pode existir. Mais cedo ou mais tarde, Deus expõe todo o erro, e isso é anunciado em voz alta do ponto mais alto. "Meu pecado" é o assassinato de Urias, rompendo assim seu relacionamento com Deus.
Amigo leitor, nunca tente transferir sua culpa para os outros. Deus não dorme e é Oniciente e Onipresente (conhece todas as coisas).
Deus abençoe a todos. Fiquem na paz de Jesus.
Pr. Prof. Dr. Dalmo Micielli Dourado   

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

FOI MORAR NO CÉU

LUTO


No dia 14 passado, partiu para a eternidade com Deus, a minha velha mãezinha.
Sei que por ser uma serva de Deus fiél, com 55 anos de fé, após 63 anos de casamento com meu pai, que também já está com o Senhor Jesus, dedicou a sua vida principalmente para a família.
Agradeço a todos os que sempre nos acompanharam, mesmo nas horas mais difíceis. Foram dias de angústia e dor, mas, Deus teve misericórdia e recolheu a nossa exemplar mulher, mãe, serva de Deus.
Sou muito agradecido a ela, pelo carinho, amor, conselhos e preocupações diária comigo e minha família. 
Fiz tudo o que podia e estava ao meu alcance segundo a graça que Deus me concedeu.
Sei que está em um lugar especial e descanço, aguardando a ressurreição dos justos.
Está nos aguardando desde agora.
Que o Espírito Santos no console a todos.
Obrigado por tudo.
Fiquem na paz de nosso Senhor Jesus Cristo.

Pr. Dalmo Micielli Dourado e família.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...