ITNJ- Cursos livres teológicos. Dísciplinas compostas de conhecimentos bíblicos e sobre vários temas históricos e atuais. Cursos presenciais e a distância informações pelo instnj@hotmail.com

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

CULPADO DAS ACUSAÇÕES

UM MUNDO SEM CULPA


Nos últimos tempos, adotamos a mentalidade do "eu não me responsabilizo". É uma sociedade sem culpa. Se fizermos alguma coisa errada, não é nossa culpa. Pode ser uma falha de nossa mãe, de nosso pai ou até mesmo de Deus, mas nunca nossa.
Imaginemos a seguinte cena. Depois da queda, Adão passeava com seus dois filhos, Caim e Abel. Quando passaram diante dos portões do Jardim do Éden, um dos meninos pergunta: "Papai que lugar é este?". O  Pai responde: "Foi deste lugar que fomos expulsos, porque sua mãe comeu de certa fruta". Adão tratou a responsabilidade da mesma forma como o homem moderno a trata: colocou a culpa em sua mulher.
"TU ÉS ESTE HOMEM?"
O pano de fundo do Salmo 51 é o episódio que o profeta Natã confronta davi com a história de um delito. "Rei Davi, a cordeirinha de um homem pobre foi roubada e assada por um homem rico que estava dando uma festa. O que deve ser feito?" O rei prontamente responde a indagação do profeta: "Este homem deve morrer!" Natã olha diretamente para o rosto lívido do rei e diz: "Tu és este homem?"
O rei deve ter caído do trono. As fontes de sua alma se romperam quando o remorso, a vergonha, a culpa e a ansiedade foram liberados numa enxurrada de lágrimas. Ele se achega a Deus, soluçando e diz: "Tem misericórdia de mim, ó Deus... Porque eu conheço as minhas transgressões" SALMO 51:1 à 3.
UMA RESPOSTA HUMILDE E HUMANA
Sem nenhuma hesitação, ele assumiu toda a responsabilidade. Como rei, ele tinha poder absoluto, vivendo longe do alcance do povo. Por que confessar? Não havia nenhum repórter esperando á porta para perguntar: "é verdade que um funcionário seu arrumou-lhe um encontro com Bate-Seba?". Ninguém mais sabia sobre aquilo.
Davi confessa suas "transgressões... iniquidades e pecado". Ele admite que o pecado foi todo seu, sem mencionar em momento algum o nome de Bat-Seba. Um homem moderno sairia com a seguinte frase: "Ela é a culpada. Quem mandou se banhar na sacada de seu apartamento numa noite enluarada? Ela deveria ter colocado uma cortina. Isso foi uma cilada!" Ou então: "Natã, seu puritano! Você está por fora da nova moralidade!" Davintambém não tentou culpar Urias.
AS TRÊS PARTES DA CONFISSÃO DE DAVI
A confissão de Davi tem três partes - num único arrependimento repetido três vezes, mas três abordagens diferentes do arrependimento. "Minhas transgressões" ´e a rebelião aberta contra Deus, é fazer uma coisa mesmo sabendo que é errada. "Minha iniquidade" se re fere ao engano de Davi ao tentar esconder o seu pecado. Davi assassinou Urias na tentativa de camuflar a gravidez de Bate-Seba. Essa coisa de pecado oculto não pode existir. Mais cedo ou mais tarde, Deus expõe todo o erro, e isso é anunciado em voz alta do ponto mais alto. "Meu pecado" é o assassinato de Urias, rompendo assim seu relacionamento com Deus.
Amigo leitor, nunca tente transferir sua culpa para os outros. Deus não dorme e é Oniciente e Onipresente (conhece todas as coisas).
Deus abençoe a todos. Fiquem na paz de Jesus.
Pr. Prof. Dr. Dalmo Micielli Dourado   

2 comentários:

  1. As vezes temos culpa sim amado servo, mas em outros casos somos levados a sermos culpados.
    Esta cheio nos jornais, revistas de pessoas que são levadas a serem culpadas de atos cruéis porque é a única maneira de se defender. Creio eu na minha ignorância terena que DEUS não poderá usar a mesma balança as mesmas medidas para as diferentes culpas, as culpas de um traidor não pode ser julgada com olhos terrenos daquele que usa de ato extremo para se defender da traição. A culpa de alguém esfriar um sentimento de confiabilidade em outra pessoa por culpa de descobertas de atos maldosos de outro não pode ter o mesmo peso.
    Todos nos pecamos , todos somos culpados de algo, não somos inocentes pois vivemos aqui nesta terra os últimos dias.
    Bem é isto para mim que estou nesta caminhada a 26 anos de evangelho eu já vi muita cobra disfarçada de ursinho, e muito ursinho sendo comido por elas, ou seja tem muito joio bem na frente dos olhos mas na maior parte das vezes pela nossa covardia preferimos não ver.
    Mas ainda tenho esperança de ver o povo de Deus os escolhidos confessando suas culpas a Deus e tendo visão de águia.
    Fique na Paz de Jesus o nosso único eterno e soberano Salvador .
    Presbítero / Daniel/ Ministério Àgape - cheguei até aqui por recomendação de um amigo e voltarei com mais calma para ler suas premícias.

    ResponderExcluir
  2. Paz do Senhor!
    Hoje Deus manda te dizer que neste final de maio, neste dia 23 as águas de maio como diz uma canção estão se movendo, e um forte movimento, apenas não sei o que significa. Que Deus continue lhe abençoando e curando o que precisa ser curado e substituindo o que precisa ser substituido, que estas águas venham do trono da graça porque toda a vida começa na água, porque nossos pecados são lavados não importa a forma mas sempre existe água seja na pia batismal ou por imersão.
    Com amor fraterno, Carlos - Ministério Ágape

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário ele será muito importante. Obrigado pela sua visita

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...