ITNJ- Cursos livres teológicos. Dísciplinas compostas de conhecimentos bíblicos e sobre vários temas históricos e atuais. Cursos presenciais e a distância informações pelo instnj@hotmail.com

sexta-feira, 17 de abril de 2015

UMA NOVA PESSOA NO ESPELHO

O apóstolo Paulo tinha um cuidado constante pelos cristãos vivendo no mundo e no mesmo tempo permnecendo livres do mundo. Mesmo quando Paulo estava ensinando aos crentes sobre as doutrinas essenciais da fé, ele usava palavras de ação, como andar, tirar e colocar (Efésios 4:17 à 23) para descrever a maneira intencional em que os cristãos deveriam viver. Paulo nunca descreveu uma fé passiva, mas ua fé manifestada em ações.

PARA FORA COM O VELHO
Quando falou sobre como alguém deveria viver sua fé,Paulo escreveu: "não andeis mais como andam também os outros gentios" (Efésios 4:1&). Os crentes não deveriam modelar seu estilo de vida no padrão dos não crentes ao seu redor. Paulo descreveu este "andar" como um modo de pensar - "na vaidade do seu sentido" - e de agir - "se entregaram à dissolução, para, com avidez, cometerem toda impureza." (Efésios 4:17 e 19). Seus pensamentos e modos eram fúteis e depravados, porque eles estavam obscurecidos no entendimento e tinham corações endurecidos. Em geral, pecadores que não se arrependem são incapazes de reconhecer seus pecados, sua rebelião contra Deus e a consequência final de seus pecados: a condenação eterna.
Cristãos não deveriam proceder om este estilo de vida destrutivo e pecaminoso. Eles foram redimidos do poder do pecado e até mesmo da morte, o castigo do pecado. Através da obra de Jesus na cruz, eles foram reconciliados com Deus Pai e podem obter poder Dele para resistir à tentação. Consequentemente aqueles que vredadeiramente aceitaram a jesus como Salvador e Senhor deveriam: 1) Abandonar seus antigos hábitos pecaminosos (Efésios 4:22); 2) Renovar seus entendimentos (Romanos 12:1 e 2); e 3) Colocar sua nova natureza criada por Deus para verdadeira justiça e santidade (Efésios 4:24).
 
PARA DENTRO COM O NOVO
A descrição de Paulo da vida de um crente em Efésios revela um processo maravilhoso, no qual Deus trabalha dentro do crente para mudá-lo. Para nós, descansar na obra salvadora de Jesus Cristo não significa que somos inativos. De uma vida cheia de pecados e esforços fúteis para ganhar mérito diante de Deus, nossas vidas podem ser transformadas pelo nosso relacionamento com Deus (que se tornou possível através de Jesus). Como Paulo escreveu antes nessa carta, somente "pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem ds obras, para que ninguém se glorie." (Efésios 2:8 e 9). Com a ajuda de Deus, podemos aprender como nos revestir do "novo homem" que Ele graciosamente dá a todos os que confiam Nele. (Efésios 4:24)
 
Que Deus os ajude a expulsar o velho de dentro de você e introduzir o novo para uma vida cheia de bençãos da parte Dele
 
Pr. Dalmo M. Dourado   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário ele será muito importante. Obrigado pela sua visita

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...