ITNJ- Cursos livres teológicos. Dísciplinas compostas de conhecimentos bíblicos e sobre vários temas históricos e atuais. Cursos presenciais e a distância informações pelo instnj@hotmail.com

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

O DOM MINISTERIAL DE PROFETA

   O têrmo profeta significa literalmente porta-voz (Lucas 1:70 e Êxodo 7:2, 3) Se quisermos entender este ministério, é preciso antes compreendermos, a diferença entre dom de profecia ou o ofício ou ministério profético.
   O dom de profecia é para todos: "Todos podereis profetizar" (1a. Coríntios 14:31). O ministério profético, não: "São todos profetas?" (1a. Coríntios 12:29).
   O ministério profético é exercido através de um ministro dado por Deus à Igreja. O dom de profecia é uma capacitação sobrenatural do Espírito Santo concedida a uma pessoa do povo para transmitir a mensagem divina. No ministério profético, Deus usa principalmente a mente do profeta; no dom de profecia, O Senhor usa principalmente o aparelho fonador da pessoa.
   O profeta é um pregador especial, com mensagem especial. Sua mensagem apela a consciência da pessoa em relação a Deus, a si própria, ao pecado e à santidade. Vemos isso nos profetas do Antigo testamento. É só conferirmos as mensagens dos livros proféticos. Nas páginas do Novo Testamento, podemos ver isso em profetas como Silas (Atos 15:31) e Ágabo (Atos 21:10).
   O profeta de Deus é também um intercessor diante do Senhor pelos homens, pela obra, etc. (Gênesis 20:7). O forte do profeta de Deus é expor os padrões da justiça divina para o povo. Ele é um arauto da santidade de Deus. Com autoridade e unção divinas, está sempre a condenar o pecado (Isaías 58:1). Seu espírito ferve com isso e ele geme por isso, pois para isso foi chamado. A igreja precisa muito desse ministério para os dias atuais.
   A Palavra de Deus sai da boca do profeta como flechas de fogo divino! João 5:35 diz de João Batista, o profeta: "Ele era a candeia que ardia". O profeta de Deus faz o homem carnal extremecer, parar e considerar o seu mau caminho.
   A profecia, como estamos tratando aqui, é uma mensagem sobrenaturalmente inspirada ou revelada da parte de Deus. A mensagem proféetica vem do Espírito Santo através da fé (Romanos 12:6). Portanto, o ministério profético é um ministério de fé.
   Duas curiosidades sobre os profetas de Deus na Bíblia: dois deles nas páginas do Novo Testamento eram também apóstolos: Barnabé e Saulo (Atos 13:1); e há um alerta de Deus para o povo a respeito deles: "Não toqueis nos meus ungidos, e não maltrateis os meus profetas" (Salmo 105:15).
   Nos tempos bíblicos havia falsos profetas: "E veio a mim a Palavra do Senhor, dizendo: Filho do Homem, profetiza contra os profetas de Israel que são profetizadores, e dize aos que só profetizam o que vê o seu coração: Ouvi a JPalavra do Senhor: Assim diz o Senhor Jeová: Ai dos profetas loucos, que seguem o seu próprio espírito e coisas que não viram" (Ezequiel 13:1 á 3). Como naqueles tempos, ainda há falsos profetas.

   Deus os use com a verdadeira profecia: a Palavra de Deus, mas, se o sobrenatural do Espírito Santo vier em você, use o dom que Deus te dá.

   Fiquem na paz de Jesus.

   Pr. Dalmo Dourado - ITNJ

sábado, 28 de janeiro de 2012

OS DONS MINISTERIAIS

   VOU POSTAR NOS PRÓXIMOS DIAS VÁRIAS PUBLICAÇÕES SOBRE OS DONS ESPIRITUAIS:

EFÉSIOS 4:11 "E Ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores".

1o.) O DOM MINISTERIAL DE APÓSTOLO - O termo APÓSTOLO significa literalmente enviado. No original, o verbo e o substantivo aparecem em versículos aos HEBREUS 3:1; JOÃO 20:21; MATEUS 10:15; LUCAS 6:13; ATOS 13:4; ATOS 14:14; GÁLATAS 1:1,19; ROMANOS 16:7; 2o. CORÍNTIOS 8:23 e FILIPENSES 2:25.
    Nos dois últimos textos o termo não aparece no sentido ministerial.
     O APÓSTOLO é a mais alta ordem na escala de ofícios do ministério nas páginas do Novo Testamento (1o. Coríntios 12:28; Efésios 3:5 e Efésios 4:11).
     A diferença de ministério entre o Apóstolo e o Evangelista está bem definida em Atos 8, na evangelização de Samaria. No ministério de Felipe como Evangelista, destaca-se a pregação e a conversão dos pecadores (Atos 8:5 à 13). No ministério de Pedro e João como apóstolos, destacam-se o estabelecimento firme da obra e a consolidação dos resultados da evangelização (Atos 8:14, 25).
     De fato, em Gálatas 2:9, Pedro e João, apóstolos, são tidos como colunas.
     Os apóstolos têm sua liderança espiritual confirmada por provas e sinais (2o. Coríntios 12:12). Eles lançam os fundamentos iniciais de uma obra através da doutrina e da liderança (1o. Coríntios 3:10 e Efésios 2:20). São eles que estabelecem, no início do trabalho, os fundamentos da doutrina (Atos 2:42) e proveem a adequada liderança espiritual.
     O apóstolo vela com cuidado pela obra, no sentido geral e coletivo inclui viagens e comunicação constante com a obra. Vemos isso no livro de Atos, nas epístolas e através da História da Igreja. Os apóstolos, em virtude de sua missão, eram móveis. Não se fixavam em um lugar. Eram Embaixadores de Deus.
     O ministério apostólico também é caracterizado pela elevada autoridade conferida pelo Senhor (Atos 1:2 e 2o. Pedro 3:2). A autoridade apostólica está sobre todos os demais ministérios (1o. Coríntios 12:28). Nesse sentido, os apóstolos são "LIVRES" para executarem serviços especiais de grande importância na Igreja (1o. Coríntios 9:11).
     Os doze apóstolos do Cordeiro formam um grupo distinto (Judas 17). Eles colocaram o alicerce da Igreja (Efésios 2;20 e Apocalipse 21:14). São apóstolos num sentido único.
     Alguns exemplos de apóstolos da Igreja independente do grupo dos doze chamados apóstolos do Senhor: PAULO e BARNABÉ (Atos 14;14), Andrônico e Junias (Romanos 16:7), e Tiago, irmão do Senhor (Gálatas 1:19).
     O próprio Paulo se declara apóstolo em Romanos 1:1 e Coríntios 1:1.

     Nas próximas publicações abordaremos um a um, os ministérios de: Profeta, Evangelista, Pastor e Mestre.

     Deus os abençoe através destas publicações.

     Fiquem na paz de Jesus.

     Pr. Dalmo M. Dourado - ITNJ   

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

LAÇO PARTIDO

   SALMO 124 "Se não fora o Senhor, que essteve no nosso lado, ora, diga Israel:
. Se não fora o Senhor, que esteve ao nosso lado, quando os homens se levantaram contra nós,
. eles, então, nos teriam engolido vivos, quando a sua ira se estendeu contra nós;
. então, as águas teriam transbordado contra nós, e a corrente teria passado sobre a nossa alma;
. então as águas altivas teriam passado sobre a nossa alma.
. Bendito seja o Senhor, que não nos deu por presa aos seus dentes.
. A nossa alma escapou, como um pássaro dos laços dos passarinheiros; o laço quebrou-se, e nós escapamos.
. O nosso socorro está no nome do Senhor, que fez o céu e a terra."

   ONDE ESTÁ DEUS?

   Você já se sentiu preso pelas circunstâncias da vida? Já se perguntou onde Deus está e porque não respondeu as suas orações? Você não é o único.
   GIDEÃO perguntou: "se o Senhor é conosco, porque tudo isto sobreveio?" - JUIZES 6:13.
   ELIAS se lamentou: "Já basta, ó Senhor, toma agora a minha vida, porque não sou melhor do que meus pais." - 1o. REIS 9:4.
   Até mesmo Jesus, pendurado na cruz, clamou: "Deus meu, Deus meu, porque me desamparaste?" - MATEUS 27:46.
   Quando Davi se sentiu preso por um laço, o Senhor o resgatou.

   QUANDO DEUS NOS TESTA - Em certos momentos, Deus afasta a sua presença consciente de nós para ver como reagimos. Ou então testa a nossa fé pedindo algo difícil para nós. Deus testou Abraão dessa forma ao pedir que sacrificasse o seu filho Isaque. Abraão podia obedecer ou racionalizar, afirmando que Deus estava pedindo muito. Mas Abraão obedeceu. Ele forçou o seu eu emocional a obedecer às convicções de sua fé. Abraão sabia que a melhor maneira de escapar de um laço era ser obediente a Deus.

   A SAÍDA É A FÉ OBEDIENTE - Às vezes, sentimo-nos como se estivéssemos em um laço, porque as pessoas se põem contra nós. Em outros momentos, sentimo-nos assim por causa dos testes que Deus nos aplica. Há ocasiões em que nós estamos nos colocando em laços ao cairmos em tentação. De que modo a nossa fé pode nos ajudar? A fé nos lembra de que Deus é sempre fiél e verdadeiro e de que Ele sempre tem os seus olhos sobre nossa situação. Se queremos primeiramente entender Deus para então lhe obedecer, Então nunca obedeceremos a Deus
   Obedecer àquilo é apenas concordar com Deus. Obedecer mesmo quando não entendemos é obediência por fé.

   A obediência pela fé nos leva a entender os caminhos e a sabedoria de Deus.

   Você está dentro de um laço?
   Parece que Deus está tão distante e em silêncio naqueles momentos em que você quer desesperadamente ouvir a sua voz?

   "Aquietai-vos e sabei que Eu sou Deus; serei exaltado entre as nações; serei exaltado sobre a terra." SALMO 46:10

   Deus nunca o deixará nem o desamparará. Olhe para os montes e veja que Deus está lá, esperando, e saiba que Ele o preservará.

   "O nosso socorro está em O Nome do Senhor, que fez o céu e a terra." SALMO 124:8

   EU VOU LIBERTÁ-LO - Quando voc~e estiver num laço, olhe para Jesus. Ele lhe dará o poder para resistir. Ouça a sua voz dizendo: "Esse é o caminho; andai nele." ISAÍAS 30:21.
   Veja as suas mãos feridas pelos cravos, quebrarem o laço e libertá-lo.

   Deus os abençoe a ver Deus e esperar NELE.

   Fiquem na paz de Jesus.

   Pr. Dalmo M. Dourado. 

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

RETROPESCTIVA 2011

O HOMEM DE DEUS:

JANEIRO DE 2011
1) Feliz pelo novo ano;
2) Planejando as Tarefas;
3) Pensando nas almas;
4) Querendo vencer;
5) Pouco descanso.

O HOMEM SEM DEUS - JANEIRO DE 2011
1) Incerteza pelo futuro;
2) Vivendo a vida;
3) Pensando em si mesmo;
4) Levando a vida;
5) Muito lazer.

O HOMEM DE DEUS - FEVEREIRO DE 2011
1) Olhando e pensando a igreja;
2) Começando os trabalhos;
3) Sendo servo de Deus;
4) Obedecendo o IDE;
5) Sendo fiél a Deus.

O HOMEM SEM DEUS - FEVEREIRO DE 2011
1) Vivendo o grupo fechado;
2) Continuando as festas;
3) Sendo servo do pecado;
4) Ir ou vir, tanto faz;
5) Servir a Deus é apenas um detalhe sem importância.

O HOMEM DE DEUS - MARÇO DE 2011
1) Se lançando na seara do Mestre;
2) Consagrando para Deus;
3) Gemendo com Cristo;
4) Voltando as origens;
5) Estudando a Palavra de Deus.

O HOMEM SEM DEUS - MARÇO DE 2011
1) Voltando a vida de fadiga;
2) Vivendo o carnaval;
3) Extravazando a carne;
4) Seguindo a mesmice;
5) Mente vazia de Deus.

O HOMEM DE DEUS - ABRIL DE 2011
1) Relembrando o sacrifício de Cristo;
2) Cultuando a Jesus;
3) Tendo a certeza da salavação;
4) Pregando o evangelho sem parar;
5) Ganhando almas para Jesus.

O HOMEM SEM DEUS - ABRIL DE 2011
1) Vivendo as comilanças da páscoa;
2)  Gastando em presentes;
3) Sem rumo e sem salvação;
4) Ocupando-se com as coisas da vida;
5) Perdendo a sua alma para o mundo.

O HOMEM COM DEUS - MAIO DE 2011
1) Mês de expectativas e realizações;
2) Mães cristãs felizes;
3) Noivas na direção de Deus;
4) As nações cristãs buscando a vitória;
5) Povo de Deus feliz em suas realizações.

O HOMEM SEM DEUS - MAIO DE 2011
1) Mês de angústia para realizar mais e mais;
2) Mães não cristão sem esperança e infelizes;
3) Noivas na sua própria direção;
4) Nações sem Deus numa verdadeira incógnita;
5) Povo sem Deus insatisfeitos em seus empreendimentos

O HOMEM COM DEUS - JUNHO DE 2011
1) Cumprindo etapas com Deus;
2) Sentindo o prazer de ser cristão;
3) Fazendo planos para o futuro;
4) Buscando o aperfeiçoamento da alma;
5) Meio ano de reais situações com Deus.

O HOMEM SEM DEUS - JUNHO DE 2011
1) Vivendo etapas no acaso;
2) Expectando a vida que vai passando;
3) Deixando os dias passarem;
4) Acumulando anseios na alma;
5) Meio ano de interrogações sem respostas.

O HOMEM COM DEUS - JULHO DE 2011
1) Dando graças a Deus pelo dom da vida;
2) Buscando em Deus as respostas necessárias;
3) Doando-se para a obra de Deus;
4) Sendo obediente a Palavra de Deus;
5) Tendo acerteza do amanhã feliz.

O HOMEM SEM DEUS - JULHO DE 2011
1) As vezes maldizendo a vida;
2) Tendo achar resposta em tudo;
3) Escravizando-se pelo materialismo;
4) Traindo até as suas próprias palavras;
5) Adivinhando o que vai acontecer no amanhã.

O HOMEM COM DEUS - AGOSTO DE 2011
1) Para o cristão é o mês do bom gosto;
2) Olhando para Jesus a espera da sua redenção;
3) Apressando-se em busca do bem;
4) Tem seus propósitos definidos;
5) Sendo o melhor para Deus.

O HOMEM SEM DEUS - AGOSTO DE 2011
1) Para o não cristão o mês do desgosto;
2) Olhando sem direção;
3) Apressando seus dias para o mal;
4) Com muitas interrogações;
5) Querendo sempre o melhor para si.

O HOMEM COM DEUS - SETEMBRO DE 2011
1) Contando o que já ganhou com Deus;
2) Com as mãos cheias de almas;
3) Incentivado segue em frente;
4) Deseja alcançar as nações para Deus;
5) Segue em frente feliz.

O HOMEM SEM DEUS - SETEMBRO DE 2011
1) Contando o que já perdeu sem Deus;
2) Sem nada em suas mãos;
3) Morimbundo se põe a pensar;
4) Não sabe o que fazer;
5) Fica estático sem direção.

O HOMEM COM DEUS - OUTUBRO DE 2011
1) Se alegra com as mínimas coisas;
2) Está satisfeito pelo que Deus lhe deu.
3) A felicidade lhe completa;
4) Com Jesus já é vencedor;
5) Sabe que é um ano de bençãos.

O HOMEM SEM DEUS - OUTUBRO DE 2011
1) Anda em busca de grandes realizações;
2) Ancioso que cada vez mais;
3) A infelicidade lhe destrói;
4) Sem Deus já está derrotado;
5) Já não consegue contar seus prejuizos.

O HOMEM COM DEUS - NOVEMBRO DE 2011
1) É quase fim de ano e está abençoado;
2) Já consegui vencer quase todos os obstáculos;
3) Está feliz e abençoado;
4) Mais um ano com Deus;
5) Já está vendo a vitória.

O HOMEM SEM DEUS - NOVEMBRO DE 2011
1) Que desespero!!! Já é o fim do ano!!!
2) Ainda não fez nada;
3) Está preocupado e a tristeza lhe destrói;
4) Mais um ano sem Deus;
5) Será mais um ano de derrotas???

O HOMEM COM DEUS - DEZEMBRO DE 2011
1) É hora de reflexão e revisão;
2) Agradecendo a Deus por tudo;
3) Está de cabeça erguida;
4) Diz: "Em Deus, sou muito mais do que vencedor".
5) Está feliz na certeza da salvação.

O HOMEM SEM DEUS - DEZEMBRO DE 2011
1) Ainda não realizou nada;
2) O que têm que possa agradecer?
3) Está meio decepcionado e cabisbaixo;
4) Como é possível vencer sem Deus???
5) É possível obter a salvação sem Jesus???


BALANÇO GERAL:

Com Deus podemos ter a certeza de estarmos no caminho certo... sem Deus, o rumo é incerto.

FELIZ 2012 a todos... que DEUS os abençoe sempre.

UM ABRAÇO.

Pr. Dalmo M. Dourado - ITNJ
 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...