ITNJ- Cursos livres teológicos. Dísciplinas compostas de conhecimentos bíblicos e sobre vários temas históricos e atuais. Cursos presenciais e a distância informações pelo instnj@hotmail.com

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

O DOM MINISTERIAL DE MESTRE

   O termo mestre, como aparece em EFÉSIOS 4:11. significa literalmente ensinador. O próprio termo implica ensinar segundo os processos e métodos didáticos, apelando para as faculdades lógicas da mente, da razão.
   Deus usa a mente do mestre. O mestre bíblico ocupa-se da doutrina, do ensino bíblico, portanto, necessita dos dons da ciência e da sabedoria. Outro detalhe sobre esse ministério é que ele é, biblicamente falando, itinerante como o de evangelista.
   É importante explicar aqui a má compreensão de 1a. JOÃO 3:20, 27, quanto ao ministério do mestre. Esses textos dizem: "E vós tendes a unção do Santo, e sabeis tudo (...). É a unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis".
   A explicação da suposta dificuldade está no versículo 26: "Estas coisas vos escrevi acerca dos que vos enganam". O que João está querendo dizer é que o crente não precisa dos que ensinam doutrinas extrabíblicas. Esse "alguém que vos ensine" trata-se "dos que vos enganam".
   A Bíblia é, acima de tudo, um livro de doutrinas que precisa ser estudado, compreendido e exposto a unção do Espírito Santo.
   Por doutrina bíblica entende-se o ensino bíblico sistematizado. Nenhuma doutrina aparece sistematizada na Bíblia, isto é, organizada, desdobrada, esboçada. Nem aparece isolada em um só lugar. Essa sistematização procede da classificação e conceituação do ensino ou princípio bíblico. Quanto mais completa for essa sistematização, mais completo será o estudo dessa doutrina.
   O mestre deve aprofundar-se nas ciências bíblicas, exegese e hermenêutica, sem jamais deixar de depender do Espírito Santo para capacitá-lo e dirigí-lo no preparo de estudos e sermões, e na exposição da Palavra.
   Não se conhece entre nós muitas igrejas que sustentam os mestres para exercício do ministério de ensino, assim como sustentam seus pastores, se bem que todo pastor também deve ensinar pela natureza do seus cargo.
   O resultado disso é crise, pobreza e problemas na área do ensino da Palavra.

   A minha oração diária é: "Deus, multiplique o número de mestres no meio da Sua igreja".

   Fiquem na paz de Jesus,

   Pr. Dalmo Dourado - ITNJ

15 comentários:

  1. Olá pastor a paz de Jesus!
    Lendo o teu texto me fez pensar no meu esposo...ele tem muita facilidade para aprender sobre a bíblia e para passar a outro o que ele aprendeu!

    Bjs e boa semana!

    ResponderExcluir
  2. irmão, o texto bíblico e 1 Joao, 2:20, 27 e não cap. 3. Muito bom o texto..A Paz!

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber se um simples professor de Escola Dominical é
    considerado um MESTRE nas escrituras??????

    ResponderExcluir
  4. Gostei do estudo. Por favor vá lá na meu blog e veja alguns estudo da bíblia... http://danielduarteestudobiblico.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Belo texto. Tenho o Dom de Mestre. Fiquei surpreso mas dou glorias a Deus q esta me calacitando para transmitir a palavra com dedicacao e amo. Amem


    ResponderExcluir
  6. Belo texto. Tenho o Dom de Mestre. Fiquei surpreso mas dou glorias a Deus q esta me calacitando para transmitir a palavra com dedicacao e amo. Amem


    ResponderExcluir
  7. Pastor, qual é a sua compreensão acerca da citação de Jesus contida em Mateus 23 na qual ele diz: "não vos chameis de mestres pois um só é o vosso mestre, o Cristo"?
    Att,
    Giuliano
    Valparaiso-GO

    ResponderExcluir
  8. Amado irmão Giuliano, é necessário que seja entendido a citação do Mestre.
    Certamente Jesus estava se dirigido aos seus discípulos no âmbito divino (espiritual), pois entendo que onisciente (Conhece todas as coisas, sabe todas as coisas em todos os lugares ao mesmo tempo) só Deus Filho na trindade possui este atributo.
    No âmbito humano através do notório saber e da pesquisa o ser humano consegue defender a sua tese de mestre em um determinado assunto não em todos; entendo que um dos discípulos mais afoito no qual não temos a citação bíblica quis alcançar o patamar de mestre de Jesus. Jesus sendo Deus continuará para todo sempre sendo o único Mestre aquele que tem autoridade para ensinar todas as coisas.
    Nós seres humanos jamais alcançaremos este patamar, o único que quis ser Deus desceu dos céus como um raio convencendo um terço dos anjos a se perder com ele que foi Satanás ; portanto qualquer um que se habilite com notório saber a alcançar o titulo de mestre jamais tente comparar-se ao Deus Filho.
    Deus no abençoe nos de o discernimento suficiente para sermos sábios na Palavra de Deus e herdar a nossa salvação.
    Desculpe-me se não consegui responder completamente a sua pergunta,
    Um abraço na paz do Senhor
    Pr.Dalmo M. Dourado

    ResponderExcluir
  9. Me agradei muito com tudo que li por aqui... Me foi muito útil... Sempre fui normalmente estudioso... E aos poucos fui descobrindo amados meu ministério... Eu indo nos cultos ao senhor nosso amado Deus Jeová... Claramente cresceu involuntariamente dentro de mim o ministério de Mestre... Você deve está se perguntando?? Mas como um moço tão jovem descobriu seu Ministério em Cristo Jesus... Bom, primeiramente amados, nos cultos atuais da Igreja que frequento, e isso já aconteceu várias vezes, o meu pastor quase ao final das ministrações olhava pros abençoados e dizia... Tais irmãos... Você vai ser pastor, mas nunca disse pra mim, isso foi me intrigando, até eu chega no meu pastor e dize... Pastor, meu amado, já notaste que quando você está ministrando o senhor faz o chamado pras pastores e nunca me chamou de pastor... Eu disse a ele! Sabe porque pastor... Pois meu ministério é do ensina e aprende a Palavra de Deus nas escrituras sacradas... Foi assim que Deus me estabeleceu meus amados... Um eterno aprendiz da sua Palavra... E imaginem alguém que ama aprende... Eu mesmo... Amo ser chamado pra ministra a Palavra... Ver a igreja em silêncio... Do pastor ao mais novo integrante da congregação... A paz do Senhor Jesus seja convosco meus irmãos em Cristo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gostaria de conheçe-lo

      podes me puxar no facebook: Edson Jaime Edson

      Excluir
  10. Pra quem quiser meu face... É Máicon Gecotiskin da Silva... Deus abençoe a todos

    ResponderExcluir
  11. Graça e paz pasto... Ótima matéria! É maravilhoso depender do senhor independente de qual dom ele nos confiou, Deus honra nossa submissão e humildade!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário ele será muito importante. Obrigado pela sua visita

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...