ITNJ- Cursos livres teológicos. Dísciplinas compostas de conhecimentos bíblicos e sobre vários temas históricos e atuais. Cursos presenciais e a distância informações pelo instnj@hotmail.com

domingo, 5 de fevereiro de 2012

O DOM MINISTERIAL DE EVANGELISTA

   O vocábulo evangelista significa no original mensagem de boas novas. O autêntico ministro evangelista, chamado por Deus e colocado por Ele no ministério, não deve exercer o apostolado. Seu ministério deve ser itinerante. É só atentarmos para Felipe em Atos 8, principalmente para o último versículo: "E Felipe se achou em Azoto, e, indo passando, anunciava o Evangelho em todas as cidades, até que chegou a Cesaréia". 
   O professor da Escola Bíblica tem a visão de uma classe de alunos; o pastor tem a visão de sua congregação, seu campo de trabalho; o evangelista tem a visão regional e mundial. Sua paixão é o mundo para Cristo!
   A mensagem do evangelista é "Vinde ao Senhor"; a do profeta é "Permanecei no Senhor". Veja o exemplo de Barnabé como profeta: "O qual, quando chegou, e viu a graça de Deus, se alegrou, e exortou a todos a que permanecessem no Senhor com propósito do coração" (Atos 11:23).
   Em síntese, as diferenças entre profeta, evangelista e mestre são as seguintes: O profeta move o coração, a consciência do povo. Ele apela ao sentimento. O evangelista leva o povo a uma decisão diante de Deus. Ele apela à vontade. O mestre intrui o povo, a congregação, no caminho do Senhor, na Palavra de Deus, na doutrina bíblica. Ele apela à mente. Deus pode conceder a um mesmo ministro mais de um ministério ou dom ministerial.
   O evangelista não deve ser um obreiro neófito, como o ministério de evangelista fosse um início de "carreira". Veja o exemplo de Felipe mais uma vez. Em Atos 8:5 á 8 e 13 à 40, no começo de seu ministério, o encontramos em pleno exercício. Em Atos 21:8, encontramos Felipe em plena atividade ainda.
   O evangelista deve ter um conhecimento sistemático das doutrinas da Bíblia, especialmente aquelas ligadas ao exercício do seu ministério. Algumas das doutrinas e ensinos que o evangelista precisa conhecer são a doutrina da salvação, que por sua vez abrange em si um grupo de doutrinas; a doutrina da fé, o discipulado cristão, começando com a integração dos novos convertidos; milagres, sinais e prodígios, como em Atos 2:22; o batismo no Espírito Santo; e os dons e o fruto do Espírito. Ele também deve estudar muito homilética, exegese e hermenêutica. Tanto o profeta como o evangelista, como mensageiros de Deus, usam muito a imaginação. Jeremias e Ezequiel são exemplos. Jeremias com o cinto (Jeremias 13) e Ezequiel com o tijolo e a panela (Ezequiel 4:1 e 24:3).
   O tema principal do evangelista é a salvação dos perdidos e a volta dos desviados. Ele também promove o avivamento espiritual dos crentes. Onde não vemos nada da Bíblia sobre Salvação, o evangelista vê pelo Espírito, e ali prega! Para ele, parece que a Bíblia só contém a mensagem da Salvação. É interessante como o ministério evangelístico e a música são tão relacionados.
   O autêntico ministério de evangelista é concedido por Jesus, nunca imposto pelos homens. Pelo fato de certos "evangelistas" não terem esse ministério, os tais usam malabarismos, trejeitos, mecanismo, emocionalismo e até truques diante do povo. Se bem que pode haver muito disso em um evangelista imaturo.
   Paulo também era evangelista (1a. Coríntios 1:17). Até a inscrição de uma placa serviu de tema de sermão para ele (Atos 17:23 "Porque, passando eu e vendo os vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Esse, pois, que vós honrais não o conhecendo é o que eu vos anuncio").

   Faça uma reflexão... você pode ser um(a) evangelista????

   Deus os abençoe.

   Pr. Dalmo Dourado - ITNJ

7 comentários:

  1. a na minha igreja varias pessoas fala que eu sou evangelista,mas eu não acho que sou pq o evangelista não tem medo de falar em publico, e eu não dou certo pra fica no meio dos pecadores porque se eu fica eu acabo indo com eles juntos e volto a ser o velho homem....e so difícil d+ de entender a mensagem de Deus a onde que eu sou evangelista aff..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja que o ponto positivo do seu chamado ja é evidente.Tens o reconhecimento do povo,essas outras fortalezas que foram criadas por voçe podem ser derrubas facilmente coma pratica pela palavra.ao mas exerça o seu ministério.

      Excluir
  2. eles fala isso e pq eu ganhei 2 almas pra Jesus ai sou evangelista aff nada a ver..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade vove não ganhou nada pois o ministério ér do Espirito.Somos só menbros em servido do mestre.

      Excluir
  3. Evangelista, não precisa saber bíblia, de gênesis ao apocalipse, é só saber evangelizar, e ganhar almas p Jesus. Luiz.

    ResponderExcluir
  4. Evangelista, não precisa saber bíblia, de gênesis ao apocalipse, é só saber evangelizar, e ganhar almas p Jesus. Luiz.

    ResponderExcluir
  5. e verdade Luiz
    pois eu sem estar na igreja
    eu era mundano
    eu consegui fazer uma menina voltar pra igreja
    ou seja eu não sabia nada de bíblia
    e não era da igreja, assim que eu entrei pra igreja o pastor disse que Deus tinha um ministério em minha vida
    e aos poucos eu fui descobrindo que era evangelista,nos não somos capacitados do dia pra noite pra exercer esse ministério, mas aos poucos vai indo, e só aceitar primeiro o ministério e depois deixar Deus te usar da forma dele, quando surgem as oportunidades de evangelizar.
    espero ter ajudado fiquem na paz do senhor jesus.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário ele será muito importante. Obrigado pela sua visita

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...