ITNJ- Cursos livres teológicos. Dísciplinas compostas de conhecimentos bíblicos e sobre vários temas históricos e atuais. Cursos presenciais e a distância informações pelo instnj@hotmail.com

sábado, 8 de outubro de 2011

O SOFRIMENTO E AS SUAS INTERFACES

Dividirei com os queridos visitantes deste blog  assuntos do X Fórum de Teologia da ULBRA que participei - "O sofrimento e as suas interfaces"


X FÓRUM DE TEOLOGIA DA ULBRA


Nos dias 5 e 6 de outubro, tive a honra e a oportunidade de participar deste fórum abençoado. Consegui captar os mais diversos pontos de vista do comentário sobre o tema: O sofrimento e suas interfaces: Desafios e Perspectivas para o cuidado Humano. Baseado no texto bíblico que está escrito no livro dos Hebreus 13:03 “Lembrem-se dos que estão sofrendo, como se vocês estivessem sofrendo com eles.”

Entre as várias autoridades que ministraram no curso, o Dr. Vilson Scholz, marcou o texto em Habacuque 01:10 e 11 – Salientando que o sofrimento nem sempre dói no corpo. As violências, injustiças, crimes e crueldades, às vezes doem mais na alma.

O Dr. Donaldo Schüler convidou a todos para olhar para o futuro e procurar meios melhores para os homens. Citou ainda os textos bíblicos: 1ª. Coríntios 15:20 à 28 e Gênesis 02:18.


O Prof. Clóvis Gedrart disse que a belicosa vontade de consumo é uma das causas de sofrimento de muitos seres humanos e convidou a todos para refletirem sobre a diferença entre Cristianismo e Cristandade.

O Dr. Odon Cavalcante, falou que a psiquiatria deve andar no conjunto com as verdades bíblicas, a fim de aliviar o sofrimento humano.


A Dra. Karin Vondrachek ressaltou a necessidade dos pastores e todos os envolvidos no cuidado humano em usarem a Palavra de Deus como poder decisivo da parte de Deus para aliviar o sofrimento humano. Que nós devemos sempre ser um rosto presente mesmo estando distantes. O sofrimento de uma pessoa, quando esta tem a oportunidade de olhar no olho de outra pessoa, é um sofrimento menor. Ressaltou ainda que a maior parte das pessoas precisam apenas de um carinho.


Deus precisou descer na terra na forma humana (Jesus) apenas para mostrar seu rosto de amor aos homens. Você já pensou que os amigos de Jó foram muito melhores enquanto se manteram calados?

Participei também de um mini curso: A Bíblia Sagrada como recurso terapêutico no tratamento dos que sofrem.


Como deixar que o Espírito Santo use a Palavra de Deus (Bíblia) nos aconselhamentos. 2ª. Coríntios 1:4.


Lembre-se: Não sou eu somente que leio a Bíblia Sagrada, mas, a Bíblia Sagrada me lê.



O Dr. Ricardo Pitt, Dr.Fernando Dias e Dr. Paulo Vairich, comentaram algumas obras de CSLewis, Lutero e Freud à luz da Bíblia Sagrada. O que me chamou atenção foi a seguinte frase: A vida cristã conduz ao sofrimento através da cruz de Cristo.

A Dra. Joelza – Coordenadora da FASE no governo do estado do RGSul, falou sobre a situação atual do menor infrator, e a violação do direitos contra crianças e adolescentes, e como a Igreja pode ajudar a diminuir isto.

O psicólogo e mestre em teologia, coordenador do curso de teologia da ULBRA, falou sobre o tema: Sofrimento, Resiliência e Fé – Perspectivas para a superação das adversidades.


Além do texto bíblico em Hebreus 13:03 usou também Romanos 8:22.

Resaltou: Sofrer, no silêncio entre lágrimas à beira de um precipício, é preciso um estado de resiliência muito apurado.

Para encerrar o Dr. Gerarth falou: Fé, é ver a beleza da borboleta ainda dentro do casulo.

Na Teologia do Sofrimento, temos que observar o seguinte: Diante do silêncio de Deus, é bom que eu fique num respeitoso silêncio.

Enfim, meus irmãos e amigos, com todas estas abordagens e idéias acerca do Sofrimento Humano, são necessárias várias reflexões e mudanças nas nossas atitudes antes de criticarmos o sofrimento alheio.


Deus nos dê mais: Amor, Compaixão e Misericórdia.

Fiquem na paz de Jesus.


Pr. Dalmo M. Dourado

Um comentário:

  1. Olá pastor!kkk!
    Que bacana a visão de todos..cada um tem uma área específica né!

    Não sei se o Senhor já falou sobre isso aqui no teu blog e eu não vi, mas seria bacana se um dia você pudesse explicar a diferença entre Cristianismo e Cristandade...caso o senhor já tenha postado me manda o link pra eu poder ler!kkk! Se não deixo aqui minha humilde sugestão!kkk!

    bjs, paz!
    http://artesanatoeideiasleka.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário ele será muito importante. Obrigado pela sua visita

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...